Conhecimento das margens: da injustiça epistêmica à valorização do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação
Resumo
Este artigo parte da seguinte pergunta: Como o epistemicídio do conhecimento negro é operado na esfera epistêmica e educacional bibliotecária? O objetivo é abordar a construção do epistemicídio do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), especialmente, na esfera epistêmica e ensino bibliotecário. Parte dessa abordagem para evidenciar estratégias que promovam a diversidade epistêmica nas esferas citadas. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico e documental, construído de recursos informacionais presentes na literatura científica do campo biblioteconômico-informacional e outras áreas do conhecimento. A fundamentação teórica está estruturada articulando conceitos como epistemicídio, injustiças epistêmicas e conhecimento em BCI. Por fim, o estudo apresenta quatro estratégias de promoção da diversidade epistêmica no campo biblioteconômico-informacional.
Palavras-chave
Injustiça epistêmica; Epistemicídio; Diversidade Epistêmica; Epistemologia; Educação bibliotecária.
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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594
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