Inventariação física e digital de pinturas em tela sobre a vida microbiana

Autores

  • Maria Ester dos Santos Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Arte. Microrganismos. Repositório. Material didático. Licenciatura.

Resumo

Objetivo: Descrever a inventariação de pinturas em telas, material didático produzido em uma década por discentes das disciplinas de Microbiologia e Parasitologia de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, havendo a descrição da confecção das fichas catalográficas e do catálogo digital das pinturas em tela.

Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva da catalogação de pinturas em tela produzidas de 2010 a 2020 por discentes. Foram produzidas as fichas catalográficas, descrevendo as características das telas, em seguida, foram fotografadas e digitalizadas visando ter um acervo físico e digital, culminando em um catálogo.

Resultado: No total 98 pinturas em telas foram contabilizadas, 52,04% das telas encontraram-se em ótimo estado de conservação e 38,77% apresentaram manchas. Para cada tela foi criada a ficha catalográfica, evidenciando suas características, e um código de acesso. Por disciplina houve uma numeração específica na terminação da codificação e em todos colocou-se a sigla do Laboratório de Microbiologia (LAMIC) e a letra “T” referente a “telas”. Foram listados 76 códigos referentes às telas de Microbiologia (lamicT001.1 a lamicT076.1) e 22 códigos de Parasitologia (lamicT001.2 a lamicT022.2). Foi realizada a digitalização das telas, para ser disponibilizada no site da instituição como um repositório de livre acesso.

Conclusões: Constatou-se que o processo de catalogação e inventariação é relativamente simples e objetivo, permitindo disponibilizar fora dos muros da instituição, um legado para o ensino de Microbiologia e Parasitologia lúdico e significativo, constituindo uma alternativa pedagógica viável e importante para professores da educação básica e ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ester dos Santos Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Médica Veterinária, Mestre em Patologia, Doutora em Microbiologia Médica Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bióloga, Mestre em Microbiologia Médica, Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental); Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

ALVES, Maria Veronica. O PROCESSO DE CATALOGAÇÃO: análise e modelagem. 2014. 43f.: il. Projeto Final II (Graduação em Biblioteconomia) - Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

ANTUNES, Carlos Henrique, PILEGGI, Marcos; PAZDA, Ana Karla. Porque a visão científica da microbiologia não tem o mesmo foco na percepção da microbiologia no ensino médio? In: III Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa – PR. Anais... Setembro de 2012.

ARIAS, Luiza; SILVEIRA, Naira Christofoletti. A relação entre catalogação e o serviço de referência. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, p. e020029-e020029, 2020.

BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2022.

CALDAS, Felipe Rodrigo; HOLZER, Denise Cristina; POPI, Janice Aparecida. A INTERDISCIPLINARIDADE EM ARTE–DESAFIOS EM SALA DE AULA. Revista NUPEART, v. 17, n. 1, p. 160-171.

ESPÍNDOLA, Priscilla Lüdtke; PEREIRA, Ana Maria. Proposta de um modelo para políticas institucionais de catalogação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 23, n. 1, p. 142-160, 2018.

HARDIMAN, Mariale M. EducationandtheArts: Educating Every Child in the Spirit ofInquiryandJoy. Online Submission, v. 7, 2016.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LUVEZUTE, K. R. M.; SCHELLER, M.; DE LARA BONOTTO, D. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones de la UNAD, v. 14, n. 2, 2015.

MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: Contribuições a uma teoria. 1. ed. Brasília: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1987. 201 p.

RANDO, Ana Luiza Balaniet al. A importância do uso de material didático como prática pedagógica. Arquivos do Mudi, v. 24, n. 1, p. 107-119, 2020.

SAES, Maria Sylvia Macchione; SPERS, Eduardo Eugênio. Percepção do consumidor sobre os atributos de diferenciação no segmento rural: café no mercado interno. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 8, n. 3, 2006.

SOUZA, Terezinha Batista de. O ensino de representação descritiva nos cursos da área de ciência da informação no Brasil e em Portugal: estudo comparativo. 2009.Tese (Doutorado em Ciências Documentais), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2009

Downloads

Publicado

16-12-2023

Como Citar

Silva, M. E. dos S., Paixão, G. C., & Pantoja, L. D. M. (2023). Inventariação física e digital de pinturas em tela sobre a vida microbiana. Revista ACB, 28(1), 1–11. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1942