Retrato dos profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação atuantes em Santa Catarina a partir dos dados do Censo da FEBAB

Autores

Palavras-chave:

Censo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, Bibliotecário – perfil profissional, Bibliotecário – formação acadêmica, Biblioteconomia em Santa Catarina.

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório e documental realizado a partir dos dados disponibilizados pelo Censo da Biblioteconomia e Ciência da Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) com o apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin). O universo da pesquisa concentra-se em 458 pessoas que responderam ao Censo, residentes em Santa Catarina, dos 4.841 que participaram nacionalmente. Os dados foram analisados a partir das esferas de perfil socioeconômico, formação acadêmica e atuação profissional. Entre os resultados encontrados, podemos delimitar que o retrato se constitui de mulheres brancas cisgênero, que atuam entre 10 e 15 anos na área, formadas pela UFSC, na faixa etária entre 41 e 45 anos, com pouco envolvimento nas entidades de classe, somente com graduação, recebendo entre 3 e 4 salários-mínimos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Moisés Kroll do Prado, UDESC/FEBAB

Doutor em Ciência da Informação (UFSC). Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (UDESC). Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Adriana Cybele Ferrari, USP/FEBAB

Vice Presidenta da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), Coordenadora Executiva da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais e Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes, ambas da Universidade de São Paulo

Referências

American Library Association. Office for Library Advocacy, Manual das Pessoas que Advogam pela Biblioteca,Repositório - FEBAB, acesso em 17 de junho de 2023, http://repositorio.febab.org.br/items/show/6168.

FEBAB - FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Censo da Biblioteconomia Brasileira. 2022. Disponível em: https://censo.febab.org/. Acesso em: 20 fev. 2023.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Metodologia do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/metodologia/metodologia_censo_dem_2010.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. O IBGE. [2023?]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/o-ibge.html. Acesso em: 20 fev. 2023.

LIBARDONI, Marlene. Fundamentos teóricos e visão estratégica da advocacy. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/11936. Acesso em: 09 jun. 2023.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MORAES, Marielle Barros de; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. A responsabilidade social na formação do bibliotecário brasileiro. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/24107. Acesso em: 20 fev. 2023.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Prado, J. M. K. do, & Ferrari, A. C. (2023). Retrato dos profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação atuantes em Santa Catarina a partir dos dados do Censo da FEBAB. Revista ACB, 28(2), 1–16. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2038