Que informações são importantes no agendamento de visitas escolares a museus?

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Resumo

O aprendizado seria enriquecido se instituições de educação formal, como escolas, pudessem colaborar com instituições de educação não formal, como muitos museus. O processo de agendamento de visitas escolares a museus poderia ser explorado para melhorar tal colaboração. Pesquisas nesta direção deveriam investigar o agendamento de visitas escolares em profundidade, inclusive na perspectiva informacional. Partindo de 45 informações identificadas em pesquisa anterior, este trabalho teve por objetivo (1) avaliar o grau de importância que funcionários de museus atribuem a essas informações no agendamento de visitas escolares, e (2) identificar informações relevantes que faltam. Foi realizado um estudo quantitativo descritivo por meio de questionário online. Com a opinião de 60 participantes que atuam em museus de 15 estados brasileiros, foi possível identificar 36 informações consideradas importantes na prática de agendamentos de visitas escolares a museus. Esse conjunto mais maduro de informações pode orientar o desenvolvimento e o aprimoramento de sistemas de informação analógicos ou digitais, que apoiam a gestão museal.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Ferreira Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bruno Santana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

24-04-2024

Como Citar

Paiva, V. H. F., & Silva, B. S. da. (2024). Que informações são importantes no agendamento de visitas escolares a museus?. Revista ACB, 28(1), 1–20. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2108