A prática da Biblioterapia como forma de cuidado para mães de crianças autistas da AMA Conesul - RO

Autores

  • Michele Nascimento Melo Magalhães Unochapecó
  • Carla Sousa Unochapecó

Resumo

A maternidade atípica é aquela em que a mãe vivencia uma evolução da criança fora da normalidade por possuir atrasos no desenvolvimento, em consequência de alguma deficiência. O presente artigo delimita a pesquisa nas mães de crianças autistas do interior do Estado de Rondônia, na região conhecida como Cone Sul. Estas mães participaram de um ciclo de quatro encontros de Biblioterapia. Foi verificado o impacto da Biblioterapia na vida destas mulheres, por meio da gravação das respostas durante os círculos, bem como através de questionário final. Foi possível perceber o fortalecimento do vínculo nessa rede de apoio, assim como manifestação de melhoria no autoconhecimento e gratidão pelo processo vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança. Disponível em < https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro-autista/>. Acesso em 02 ago. 2022.

BRITES, Luciana; BRITES, Dr. Clay. Mentes únicas: aprenda como descobrir, entender e estimular uma pessoa com autismo e desenvolva suas habilidades impulsionando seu potencial. São Paulo: Editora Gente, 2019.

CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e Terapia. 2009. 216 f. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. O Dom da História: Uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

GAMA, Maria Eduarda Azevedo da. Através do Espectro: Redes de apoio social na vivência da maternidade atípica. 2019, 59 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação) – Universidade Federal da Bahia. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31100/1/Atrav%C3%A9s%20do%20Espectro%20-%20TCC.pdf>. Acesso em 11 jul. 2022.

LEME, Sheyla. Autocuidado e rede de apoio para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Disponível em < https://www.grupoconduzir .com.br/autocuidado-maes-criancas-tea/>. Acesso em 02 ago. 2022.

OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

PARDINI, Cidinha. Eu e a Biblioterapia: Uma história de amor. Niterói: Nome Próprio (Edições Cândido), 2022.

REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: As vozes e narrativas que nos constituem. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2021.

SEIXAS, Cristiana. Biblioterapia: Cais de sopros vitais. Niterói: Cândido, 2021.

_______________. (Org.). Quintais da Biblioterapia: experiências na poética do cuidado. Volume 1. Coleção Biblioterapia. Niterói: Nome Próprio (Edições Cândido), 2020.

____________________________________________. Volume 2. Coleção Biblioterapia. Niterói: Nome Próprio (Edições Cândido), 2022

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayra Bonifácio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SOUSA, Carla. Biblioterapia & Mediação Afetuosa da Literatura. Florianópolis: Ed. da Autora, 2021.

Downloads

Publicado

05-06-2024

Como Citar

Magalhães, M. N. M., & Sousa, C. (2024). A prática da Biblioterapia como forma de cuidado para mães de crianças autistas da AMA Conesul - RO. Revista ACB, 28(4), 1–19. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/2136