Marketing nos currículos plenos dos cursos de Biblioteconomia da região sul do Brasil <i> p.55-67 </i>
Palavras-chave:
Marketing, Cursos de BiblioteconomiaResumo
O propósito da pesquisa foi o de analisar o programa de ensino das disciplinas do currículo pleno dos Cursos de Biblioteconomia da Região Sul do Brasil, quanto ao tema marketing. O estudo é de natureza empírica, do tipo documental, sendo o nível de investigação exploratório e o método de estudo descritivo. O universo foi constituído pela totalidade dos seis cursos de Biblioteconomia da Região Sul do Brasil pertencentes à: Fundação Universidade do Rio Grande – FURG, Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina – UDESC, Universidade estadual de Londrina – UEL, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O material de pesquisa foi composto pelos programas de ensino desses seis cursos. O parâmetro temporal foi transversal, abrangendo os programas de ensino vigentes em 1994. Os resultados evidenciam que todos os Cursos em estudo oferecem marketing no currículo pleno, seja como unidade ou subunidade em disciplina obrigatória ou como disciplinas optativas apresentam maior aprofundamento do tema. Os tópicos do conteúdo programático nas disciplinas obrigatórias restringem-se, basicamente, à palavra marketing. Nas disciplinas optativas, estes tópicos são detalhados. Como método de ensino prevaleceu a aula teórica com exposição oral dialogada. No método de avaliação destacaram-se as provas e os trabalhos em classe e extra-classe. Quanto à distribuição das referências bibliográficas, nas Bibliografias Básicas, os autores mais citados foram Amélia Silveira, Idalberto Chiavenato, os demais autores figuram, também, entre os autores mais citados n estudo de análise de citação em marketing da informação. O material bibliográfico mais citado é o livro e o idioma mais citado é português. A vida média da literatura ficou entre onze e doze anos, evidenciando desatualização das Bibliografias Básicas. Os programas de ensino apresentados na literatura de marketing da informação concidem quanto à definição de marketing, `pesquisa e à segmentação de mercado, ao produto, ao preço e à comunicação. É proposto programa de ensino de Marketing da Informação para Cursos de Biblioteconomia, em nível de graduação, como forma de contribuição para amparar o conhecimento sobre o tema.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.