Propostas para alcançar a acessibilidade para os portadores de deficiência na biblioteca universitária da UFSC

Autores

  • Alberto Angel Mazzoni Universidade Estadual de Maringá
  • Elizabeth Fátima Torres PROPAE - Universidade Estadual de Maringá
  • Rubia de Oliveira EPS - UFSC
  • João Bosco da Mota Alves UFSC

Palavras-chave:

Acessibilidade, Biblioteca universitária, Portadores de deficiência, Ergonomia

Resumo

Discute-se a importância das bibliotecas universitárias nos processos de aprovação e reconhecimento dos cursos, sob o enfoque da Portaria nº 1.679/99 MEC. Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Propõem-se melhorias para as condições de acessibilidade da biblioteca central de uma das maiores universidades federais brasileiras, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

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Biografia do Autor

Alberto Angel Mazzoni, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Matemática Aplicada - UNICAMP. Departamento de Informática - Universidade Estadual de Maringá

Elizabeth Fátima Torres, PROPAE - Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Engenharia - UFRJ

Rubia de Oliveira, EPS - UFSC

Arquiteta - UNB. Mestranda em Ergonomia; Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção - UFSC

João Bosco da Mota Alves, UFSC

Doutor em Engenharia - UFRJ. Departamento de Informática e Estatística - UFSC

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Publicado

22-08-2005

Como Citar

Mazzoni, A. A., Torres, E. F., Oliveira, R. de, & Alves, J. B. da M. (2005). Propostas para alcançar a acessibilidade para os portadores de deficiência na biblioteca universitária da UFSC. Revista ACB, 5(5), 120–130. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/352