Editorial, v.13, n.2, 2008

p.299-300

editor ACB

Resumo


EDITORIAL

A Revista ACB, criada em 1996 no formato impresso e a partir de 2005 disponível somente no formato eletrônico on-line, resgata a reflexão e provoca a multiplicidade de leituras na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Nesse XXVII Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, entre 27 e 28 de novembro de 2008, vivenciamos uma tragédia em nosso estado catarinense: as cheias de novembro com o mar de lama que assola famílias, economia, estrutura de um povo. São fatos e precisam de ações concretas e não apenas de lindos discursos vazios. Ações que sirvam de exemplo para planejar e principalmente saber cobrar de nossos representantes políticos (de todas as esferas) as providências no sentido de garantir nosso direito à informação.
Com a presente edição de 2008 chegou o momento de despedidas, pois deixarei de exercer as funções de editora-chefe da Revista ACB assumidas desde 2002. Participo da Revista ACB desde seu lançamento inicial, e em 2005, com o apoio incondicional de duas pessoas maravilhosas Marli Machado (presidente da ACB) e Diego Abadan (Diretor de Informática) a nossa revista passa para a vida digital on-line. Foi o passo decisivo para alcançar novos horizontes (visibilidade mundial) e a maioridade.
Gostaria de agradecer a todos os colaboradores anônimos de nossa revista: autores, bibliotecários, professores, estudantes, avaliadores e leitores. Vivenciamos essa história. Aproveito para manifestar minha gratidão em trabalhar com as diversas diretorias da Associação Catarinense de Bibliotecários, cada ano novo aprendizado. Especialmente a toda diretoria da gestão ACB de 2005-2007 pela realização e apoio a Revista ACB: Presidente – Marli Machado CRB 14/785 ACB 552, Vice-presidente – Francisca Rasche CRB 14/691 ACB 452, 1° Secretário – Ma. Guilhermina Cunha Salasário CRB 14/802 ACB 450, 2° Secretário – Gisele Alves CRB 14/886 ACB 638, 1° Tesoureiro – Lidyani Mangrich dos Passos CRB 14/697 ACB 439, 2° Tesoureiro – Raquel Pacheco ACB 646, Diretor Técnico – Fernanda Claudia Lückmann da Silva CRB 14/596 ACB 456, Diretor de Marketing e Divulgação Maiara Danusa Medeiros CRB 14/796 ACB 585, Diretora Captação de Recursos – Michelle Pinheiro CRB 14/799 ACB 584, Diretores Regionais – Carla Luzia Baião CRB 14/703 ACB 445, Assessora Carmelita T. Tomasoni - CRB 14/417 ACB 362 Sidnei Manoel Ferreira.Diretor de Informática - Diego Abadan.
Também desejo sucesso à nova Diretoria da Gestão da ACB eleita em 07/12/2007: Presidente: Paulo Cardoso de Bem, Vice Presidente: Claudiane Weber, Diretora Técnica: Miriam Helena Stemmer, Diretores de Marketing e Divulgação: Hivellyse Rodriguese, Paulo de Viveiros Cardozo, Diretor Financeiro e de Captação de Recursos: Juliano Ricardo Zimmermann, Diretora Regional: Francisca Rasche, Assessora de Grupos Especializados: Elisa Cristina Delfini Corrêa, 1a Secretária: Vilma Machado, 2a Secretária: Maria Guilhermina Cunha Salasário, 1a Tesoureira: Carla Luciane Thuns, 2a Tesoureira: Kelly Ayanna Peters Barros, Conselho Fiscal / Titular: Carmelita Teresinha Tomasoni, Conselho Fiscal/Titular: Maria Leocádia Jacques, Conselho Fiscal/Titular: Marli Machado, Conselho Fiscal/Suplente: Gisele Alves, Conselho Fiscal/Suplente: Maria Lourdes Blatt Ohira.
As atividades de editora chefe da Revista ACB passam para a amiga Marli Machado que assumirá as atribuições e as funções (bônus e ônus). Com certeza trará novos horizontes e conquistas para nossa área.
O motivo pelo qual me afasto da linha de frente é focalizar a atenção com novas responsabilidades no mundo acadêmico (ter assumido a chefia do departamento de Ciência da Informação da UFSC) e apoiar o ideal de novos desbravadores como os colegas da Empresa Júnior de Biblioteconomia http://www.bibliojunior.ufsc.br/.
Nessa edição contamos com textos de colegas brasileiros encaminhados a Revista ACB durante setembro de 2007 a agosto de 2008, foram mais de 50 trabalhos recebidos, e agora, após o processo de editoração da publicação (avaliação pelos pares, retorno aos autores para os devidos ajustes, diagramação dos textos conforme as normas e respectiva publicação) passam a circular na tela de computadores ou quiçá impressos para outras leituras.
A todos deixo minhas considerações de apreço e agradeço a paciência e colaboração recebida durante todos esses anos. Desejo que as leituras impulsionem reflexões e ações em prol do desenvolvimento da humanidade!

Ursula Blattmann
Comissão Editorial

Palavras-chave


Biblioteconomia; Ciência da Informação

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.