A arte-educação como intervenção psicológica<p><i>The art education as psychological intervention p. 18-25</i>

Autores

  • Lúcia de Lourdes Lourdes Rutkowski Bernardes UNISUL
  • Ilma Borges UNISUL
  • Ursula Blattmann UFSC

Palavras-chave:

Arte. Educação, Psicologia - técnica, Hora do conto

Resumo

Trata da realização de um projeto fundamentado na teoria de Vygotsky denominada Psicologia Histórico-Cultural. Utilizou como aparato metodológico a arte-educação, aplicado no contexto escolar, com sujeitos educandos de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental de Florianópolis. O uso da hora do conto como instrumento mediador possibilitou às crianças vivenciarem temáticas como respeito, afetividade, cidadania, família e vida escolar através da interpretação dos contos em que eram convidadas a participarem ativamente a partir de suas próprias percepções. Como resultado o projeto dinamizou pela integração da hora do conto no contexto escolar.

Abstract: Report a project based on the cultural-history psychology Vygotsky’s theory. The art-education was used as method and applied to individuals from de first to the fourth grade in a public school in Florianópolis. The "Story Tell hour" was used as a mediating instrument and help children to live intensive thematic as: respect, affectivity, citizenship, family and school life through the stories interpretation of stories where they invited to participate and to discover they own perceptions. Results give a dynamic touch to integrated the "Story Tell hour" in the school context.

Keywords: Art; Education; Psychology; Story Tell hour

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia de Lourdes Lourdes Rutkowski Bernardes, UNISUL

Graduada pelo curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL E-mail: lucia_bernardes_psi@yahoo.com.br

Ilma Borges, UNISUL

Professora do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL E-mail: ilmab@matrix.com.br

Ursula Blattmann, UFSC

Professora desde 1993 na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuação nas áreas de biblioteconomia, ciência da informação e tecnologia da informação.

Downloads

Publicado

2005-08-26

Como Citar

Bernardes, L. de L. L. R., Borges, I., & Blattmann, U. (2005). A arte-educação como intervenção psicológica<p><i>The art education as psychological intervention p. 18-25</i>. Revista ACB, 8(1), 18–25. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/398