A estrada da vida: a leitura e a biblioteca escolar no ensino <p><i>The life’s road: the reading and school library in education p.379-389

Autores

  • Fernando de Mendonça UFPE - Recife - PE

Palavras-chave:

Leitura, Biblioteca Escolar, Educação, Ensino e Aprendizagem, Reading, School Library, Education, Education and Learning

Resumo

Resumo:Analisa a importância da leitura para o ser humano como prática social, indagando conceitos que definam a mesma e apontando a situação da leitura e da escrita no Brasil. Compreende a organização de uma biblioteca escolar como um meio de disseminação da leitura entre os estudantes. Destaca a importância de todos os envolvidos com a instituição escolar para o bom funcionamento de sua biblioteca. O bibliotecário, a direção da escola, os professores e os próprios alunos são agentes que devem trabalhar em conjunto, pois só assim uma consciência cidadã será formada na vida desses alunos.

Abstract: It analyzes the importance of the reading for the humanity as a practical social, inquiring concepts that define the same one and pointing the situation of the reading and the writing in Brazil. It understands the organization of a pertaining to school library as a way of dissemination of the reading between the students. It detaches the importance of all the involved ones with the pertaining to school institution for the good functioning of its library. The librarian, the direction of the school, the professors and the proper pupils are agents who must work in set, therefore in this way a conscience citizen will be formed in the life of these pupils.

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Biografia do Autor

Fernando de Mendonça, UFPE - Recife - PE

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrando em Teoria da Literatura pela mesma Universidade. Recife.

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Publicado

27-11-2008

Como Citar

Mendonça, F. de. (2008). A estrada da vida: a leitura e a biblioteca escolar no ensino <p><i>The life’s road: the reading and school library in education p.379-389. Revista ACB, 13(2), 379–389. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/573