Sociedade da informação e escola: contribuição das bibliotecas escolares

Information society and school: contribution of school libraries

Eliane Fioravante Garcez

Resumo


Com o presente artigo busca-se promover algumas reflexões sobre a relação existente entre a Sociedade da Informação (SI) e a escola de Educação básica, especificamente, a de Ensino Fundamental. Entende-se que o estabelecimento de uma política nacional de informação requer seja considerado o desenvolvimento de habilidades e competências que as pessoas precisarão adquirir para sobreviver no mundo globalizado. Neste sentido, deve haver preocupação/ação governamental para a formação de contingente numericamente expressivo de cientistas, e também de cidadãos com condições de acessar, entender e decifrar os conteúdos veiculados na Internet e em outras mídias. Portanto, torna-se fundamental repensar sobre o papel da escola numa sociedade onde o uso estratégico da informação é sinal de competitividade. Mas, afinal, como está a pesquisa, o uso da biblioteca e da Internet no ambiente escolar? Qual a relação existente entre desenvolvimento tecnológico e o ensino da pesquisa na escola? Considerando as dificuldades por que passam os países desenvolvidos da Europa no estabelecimento de suas políticas de informação, em função da interferência hegemônica norte-americana, busca-se pensar sobre a questão no território brasileiro, em função de sua singularidade territotial, econômica e educacional, por representarem um grande desafio para estabelecer as ações previstas no Programa SocInfo

Palavras-chave


Escola Pública - Sociedade da Informação - Brasil.

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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