Nos labirintos da rede eletrônica: o silêncio na biblioteca escolar

In the labyrinths of the web: the silence in the scholar library

Ludmila Ferrarezi, Lucília Maria Sousa Romão

Resumo


Pretende analisar, a partir dos postulados teóricos da Análise do Discurso francesa, como o silêncio na biblioteca escolar é discursivizado na rede eletrônica, delineando um imaginário sobre esta instituição e as atividades nela realizadas. Procura investigar também se a Internet se configura como lugar de emergência de dizeres mais polissêmicos, que façam surgir sentidos além do dominante sobre a biblioteca escolar. Para tanto, apresenta algumas considerações acerca da topologia labiríntica da rede e das novas possibilidades de enunciação dos sujeitos que ela oferece. Em seguida, analisa alguns recortes, de uma lista de discussão on-line da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, nos quais o silêncio na biblioteca escolar é abordado de diferentes formas.

Palavras-chave


Biblioteca escolar; Silêncio; Rede eletrônica; Discurso

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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