Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas <p> Cognitive aspects of reading: previous knowledge and theory of schemes

Auteurs

  • Augiza Karla Boso UFSC/IF-SC
  • Daniela Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michele de Britto Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pollyne Marcondes Universidade Federal de Santa Catarina

Mots-clés :

Leitura, Conhecimento prévio, Aspectos cognitivos

Résumé

Este artigo salienta a importância do conhecimento prévio do leitor na interpretação de um texto, descrevendo-se a ciência cognitiva. Demonstra como se articula o conhecimento prévio e a sua relevância para a leitura. Aborda as estratégias de leitura e sua relação com os modelos mentais relacionado à teoria dos esquemas. Adotou-se para o estudo a metodologia de revisão bibliográfica. Conclui-se que os conhecimentos prévios do leitor proporcionarão uma concepção mais ampla de determinado texto, pois ao utilizar conhecimentos anteriores o leitor estabelecerá uma relação integrada com o texto que permitirá a captação de seu significado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Augiza Karla Boso, UFSC/IF-SC

Professora Substituta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecária Documentalista do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis.

Daniela Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade federal de Santa Catarina.

Michele de Britto Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade federal de Santa Catarina.

Pollyne Marcondes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade federal de Santa Catarina.

Téléchargements

Publiée

2010-09-08

Comment citer

Boso, A. K., Garcia, D., Rodrigues, M. de B., & Marcondes, P. (2010). Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas <p> Cognitive aspects of reading: previous knowledge and theory of schemes. Revista ACB, 15(2), 24–39. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/716