Competências Informacionais: uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de biblioteconomia e gestão da informação <p> Information literacy: an analysis focused on curriculum and teaching courses in the production of library and I.M.

Autores

  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa UFRGS
  • Bruna Silva do Nascimento Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Competência Informacional, Ciência da informação, Biblioteconomia

Resumo

Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área.

Palavras-chave: Competência Informacional; Currículo; Produção Científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, UFRGS

Professor Assistente do Departamento de Ciências da Informação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo

Bruna Silva do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda em Ciência da Informação pela UFBA

Downloads

Publicado

08-09-2010

Como Citar

Sousa, R. S. C. de, & Nascimento, B. S. do. (2010). Competências Informacionais: uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de biblioteconomia e gestão da informação <p> Information literacy: an analysis focused on curriculum and teaching courses in the production of library and I.M. Revista ACB, 15(2), 130–150. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/730

Edição

Seção

Relato de pesquisa