Fontes de informação na área de direito - resenha <p> Sources of law information - Book review

Autores

  • Ursula Blattmann UFSC - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Palavras-chave:

Fontes de informação, Direito, Information sources, Law

Resumo

Resenha de livro: PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília: Briquet de Lemos, 2009. 170 p. ISBN: 9788585637361

 

Os colegas da Biblioteconomia Edilenice Passos e Lucivaldo Vasconcelos Barros apresentam com atenção, clareza, objetividade, requinte a importância da pesquisa bibliográfica jurídica. Ambos com vasta experiência no acesso e uso de fontes de informação jurídica seja esta ofertada no ambiente tradicional ou desde a criação e manutenção da lista de discussões entre profissionais da área jurídica especificamente a Infolegis: Bibliotecários Jurídicos Reunidos compartilham ao grande público esta obra de referência. A experiência da participação ativa em encontros, eventos e apresentando textos entre profissionais da informação, voltados aos serviços prestados aos especialistas do direito, seja no setor público quanto no setor privado possibilita uma visão ampla da área.

 

A obra está dividida em três partes: conceitos jurídicos fundamentais (correspondentes aos capítulos 1 ao 9), o universo da informação jurídica (os capítulos 10 ao 12) e as fontes de informação em direito concentrado no capítulo 13 sobre as fontes primárias – diários oficiais e da justiça,  e, as fontes secundárias, entre os quais estão os livros, os periódicos, as teses, as coleções de leis e de jurisprudência, as instituições, os sistemas e as bases de dados, as listas de discussão, os eventos científicos.

 

O livro, estruturado em 13 capítulos, possibilita ao leitor ser introduzido com habilidade de quem domina o ambiente e sabe destacar o relevante e o indispensável. Apresentam conceitos pautados no contexto histórico e desta maneira os capítulos fornecem um panorama sobre: conceitos jurídicos fundamentais; a classificação do direito; as características entre o direito público e privado; os outros ramos do direito; a norma jurídica; jurisprudência; organização jurídica; linguagem jurídica; informação jurídica; pesquisa jurídica; o bibliotecário jurídico; pesquisa em ambientes virtuais; fontes de informação em direito;  e o anexo nomes populares das normas jurídicas.  Ao final são apresentadas as referências e o índice para facilitar o respectivo acesso e uso.

 O livro oferece aos bibliotecários jurídicos um instrumento atualizado e fortalece a formação acadêmica e pode auxiliar diretamente no seu cotidiano. Observa-se na Introdução (p. xvii) que o “o bibliotecário jurídico completa sua formação no trabalho diário, quando aprende as noções básicas do direito e seu vocabulário próprio”.

Leitura indispensável para profissionais atuantes na área jurídica. Trata-se de uma bibliografia especializada e auxilia na localização, acesso e uso das fontes de informação em direito.  Indicada a todos interessados na informação jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ursula Blattmann, UFSC - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Professora na UFSC desde 1993

Mais informações: Currículo Lattes Skype: ursula.blattmann

Downloads

Publicado

05-03-2010

Como Citar

Blattmann, U. (2010). Fontes de informação na área de direito - resenha <p> Sources of law information - Book review. Revista ACB, 15(1), 262–263. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/732