O bibliotecário e a formação de leitores

The librarian and the reader's education

Paula Carina de Araújo, Fernanda de Sales

Resumo


Apresenta a percepção dos bibliotecários das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC enquanto formadores de leitores. Reúne os principais resultados de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados nove bibliotecários atuantes em bibliotecas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC, constituindo-se como população da pesquisa. Aborda as seguintes temáticas: leitura, biblioteca escolar, formação de leitores e o bibliotecário como formador de leitores. Para a organização e análise dos dados optou-se pelo método da categorização, reconheceram-se seis categorias a partir dos dados coletados, são elas: importância da leitura, atividades de incentivo à leitura, formação de leitores, interação entre o bibliotecário e o corpo docente, habilidades necessárias para a atuação como formador de leitores e conversa informal. Pôde-se constatar que os bibliotecários em questão têm clareza que a leitura é fundamental na vida do estudante, que a formação de leitores é uma prática importante e que eles estão inseridos nesse processo primordial na escola.


Palavras-chave


Bibliotecário; Leitura; Formação de leitores; Rede Municipal de Ensino de Florianópolis; Categorização.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.