O perfil das bibliotecas públicas do Estado do Ceará: um sistema em funcionamento <p> The profile of public libraries of the state of Ceará: a system in operation

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará
  • Maria Aparecida de Lavor Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Ceará

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas. Sistema de Estadual de Bibliotecas Públicas – Ceará, Bibliotecas Públicas – Ceará – Perfil.

Resumo

O presente trabalho traça um perfil das bibliotecas públicas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará a partir da avaliação dos últimos dez anos de atuação. A análise partiu dos dados resultantes do cadastro das bibliotecas municipais e enfatizou alguns fatores como estrutura física e tecnológica, perfil dos gestores, acervo, funcionamento, serviços oferecidos e outros. Neste sentido se caracteriza-se como pesquisa exploratória e documental, uma vez que se utilizou de documentos produzidos pelo sistema, como relatórios e cadastros para construir seu corpus. O objetivo foi identificar o perfil das bibliotecas participantes do sistema a fim de concentrar esforços e melhor direcionar o trabalho da coordenação geral do SEBP/CE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus Cariri. Mestre em Linguistica, pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB, doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB.

Maria Aparecida de Lavor, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Ceará

Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Especialista em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares, pela Universidade de Brasília - UnB, Coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará.

Downloads

Publicado

10-09-2012

Como Citar

Bernardino, M. C. R., & Lavor, M. A. de. (2012). O perfil das bibliotecas públicas do Estado do Ceará: um sistema em funcionamento <p> The profile of public libraries of the state of Ceará: a system in operation. Revista ACB, 17(2), 232–245. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/783