Competência em Informação: perspectivas em torno da Cultura Escolar <p> Information literacy: prospects around the school culture

Autores

  • Rodrigo Pereira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília
  • Helen Castro Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília

Palavras-chave:

Competência em Informação. Cultura Escolar. Contexto Escolar. Ensino-aprendizagem. Educação. Ensino Fundamental.

Resumo

Apresenta a Competência em Informação como metodologia de formação para o acesso, avaliação e uso da informação, a qual se tem tornado, cada vez mais, insumo indispensável à autonomia intelectual. Apresenta a articulação possível - e necessária - entre Competência em Informação e a Cultura Escolar, dando ênfase às suas relações. Busca-se, na Cultura Escolar, contextos para inserção de procedimentos desenvolvidos por meio da Competência em Informação, considerando as dimensões da organização, interpretação e produção de conhecimento. Aponta as vantagens de se perceber a Cultura Escolar, através do contexto prático filosófico, como suporte ao planejamento de ações que instituam, no ambiente educacional, ações relacionadas ao desenvolvimento da Competência em Informação. Ressalta-se que esse tipo de competência, se desenvolvida sem a compreensão da Cultura Escolar, torna-se uma prática desconexa e desarticulada cujos resultados esperados correm o risco de não serem alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília

Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universtário de Formiga - UNIFORMG (2002), pós-graduado em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2006), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Atualmente é Procurador/Pesquisador Institucional e professor nos cursos de Biblioteconomia, Artes Visuais, Pedagogia e Secretariado Executivo Bilíngue do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Presta consultoria em diversas instituições na área de sua formação. Coordena um grupo de pesquisa sobre Bibliotecas Escolares. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional e competência em informação.

Helen Castro Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É pesquisadora CNPq nível 2. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenou o curso de Biblioteconomia entre 2006 e 2009. É chefe do Departamento de Ciência da Informação. Parecerista 'ad doc' CNPq, FAPESP e periódicos científicos nacionais. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Informacional, competência em informação, biblioteca e leitura.

Downloads

Publicado

2012-10-22

Como Citar

Pereira, R., & Silva, H. C. (2012). Competência em Informação: perspectivas em torno da Cultura Escolar <p> Information literacy: prospects around the school culture. Revista ACB, 17(2), 308–331. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/795