Usabilidade do site da UFPB <p> Usability of the site of the Federal University of Paraíba -UFPB

Autores

  • Janiele Lopes dos Santos Univerisdade Federal da Paraíba
  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Usabilidade, Estudos de usabilidade, Estudos de usuários, Site da UFPB, Ciência da computação, Biblioteconomia

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a usabilidade do site da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sob a ótica dos estudantes pré-concluintes dos Cursos de Graduação em Ciência da Computação e Biblioteconomia desta instituição. Toma como base dois dos atributos de usabilidade idealizados por Jakob Nielsen: Eficiência de uso e Satisfação subjetiva. Discute a relação de interdisciplinaridade entre as áreas da Ciência da Informação e Ciência da Computação, fazendo relação com os Estudos de Usuários e Estudos de Usabilidade. A pesquisa se caracteriza por ser de cunho descritivo, sob abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. Tem como sujeitos da pesquisa os estudantes pré-concluintes dos Cursos de Graduação em Ciência da Computação e Biblioteconomia da UFPB. Para a coleta de dados, utiliza como instrumentos a pesquisa bibliográfica impressa e on line, questionário e entrevista. Como método de análise de dados, utiliza a análise descritiva por categorias gerais e específicas. Evidencia, como resultados, o perfil dos estudantes investigados, que se caracteriza enquanto uma população de maioria jovem, que se considera experiente no uso de sistemas informacionais baseados em computador, dentre outras características. No que se refere aos resultados sobre a usabilidade do site da UFPB, constata que o mesmo apresenta certa qualidade de uso, permitindo que os usuários tenham níveis de produtividade na realização de suas tarefas e que o grupo investigado demonstra-se satisfeito com o uso do site, contudo conscientes de que este ainda precisa rever a sua interface e funcionalidades. Conclui com a constatação de que ao se elaborar qualquer projeto de site, é essencial levar em consideração a visão do usuário reconhecendo-os como parte fundamental no desenvolvimento de um projeto de interface.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janiele Lopes dos Santos, Univerisdade Federal da Paraíba

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Ex-bolsista de Monitoria e de Projeto de Extensão da UFPB. Membro do Grupo de pesquisa Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação.

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Bacharela em Biblioteconomia (2002) e Mestra em Ciência da Informação (2008) pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa Web, Representação do Conhecimento e Ontologias e do Grupo de Pesquisa Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação, ambos da Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisa acerca dos Estudos Híbridos de Uso da Informação na perspectiva da Interação Homem-Computador (IHC). Recebeu o Prêmio Nacional de Dissertação em Ciência da Informação - 1º lugar - pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) no ano de 2009. É membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É Editora do periódico Perspectivas em Gestão & Conhecimento e revisora dos periódicos Encontros Bibli, Revista Interamericana de Bibliotecología, Ponto de Acesso, Revista ACB e Biblionline. É membro do Comitê Editorial da Revista Iberoamericana de Turismo e consultora parecerista da Editora da Universidade Federal de Rondônia. Áreas de atuação: Estudo de usuários, design centrado no usuário, usabilidade, arquitetura da informação, acessibilidade, produção e comunicação científica, periódicos científicos e movimento de acesso aberto.

Downloads

Publicado

10-09-2012

Como Citar

Santos, J. L. dos, & Costa, L. F. da. (2012). Usabilidade do site da UFPB <p> Usability of the site of the Federal University of Paraíba -UFPB. Revista ACB, 17(2), 422–442. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/834