Relatório do VII Fórum Estadual de Bibliotecas Escolares: Florianópolis, 8 de outubro de 2011

Autores

  • Eliane Fioravante Garcez Centro de Informática e Automação de Santa Catarina - CIASC
  • Herta Kieser
  • Joana Carla de Souza Matta Felicio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Bibliotecário - Educação Contínua, Lei nº 12.244/2010 – Brasil, Fórum - Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC)

Resumo

O VII FÓRUM ESTADUAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES, uma realização do Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina – GBAE/SC e da Associação Catarinense de Bibliotecários – ACB/SC, ocorreu durante a manhã do dia 8 de outubro de 2011, no Centro de Eventos SESC Cacupé, em Florianópolis, SC e integrou a programação do 30º Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina – PBSC. Com o tema o “O profissional da informação e a pesquisa em biblioteca escolar”, o objetivo foi o de promover a socialização de conhecimentos e experiências na área de biblioteca escolar, das pesquisas desenvolvidas por bibliotecários nos cursos de especialização e Mestrado, além de discutir, buscando consolidar no Estado de Santa Catarina, a instalação de bibliotecas em todas as escolas, conforme o disposto na Lei Federal nº 12.244/2010. A Conferência de Abertura “A escola do profissional da informação na escola” coube ao professor Dr. Luiz Augusto Milanesi (ECA/USP). Seguidamente houve apresentação de três trabalhos: "Boas práticas da pesquisa escolar: um estudo de caso em colégio de Chapecó/SC", "Vem cá... Te conheço!?: marketing em biblioteca escolar" e "Gestão de bibliotecas escolares: um caminho para a efetivação da Lei 12.244/2010". "A universalização de bibliotecas (Lei Federal 12.244/2010) no Estado de SC"Tfoi o título da mesa redonda que contou com a presidente do CFB e com representante do SINTE/SC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Fioravante Garcez, Centro de Informática e Automação de Santa Catarina - CIASC

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mestre em Ciência da Informação pela mesma Universidade. É Especialista em Gestão da Informação (UFSC) e em Gestão de Bibliotecas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ingressou na Rede Municipal de Educação de Florianópolis - SC, através do primeiro concurso promovido para a contratação de bibliotecários, onde permaneceu de 1998 a 2002. Nesse período atuou na Escola Básica Vitor Miguel de Souza, localizada no bairro Itacorubi, Florianópolis (SC). Coordenou o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC) no período de 2002 a 2004, retornando a coordená-lo de 2008 a 2009. Neste Grupo coordenou a organização de diversos eventos, dos quais 4 Fóruns estaduais de bibliotecas escolares (Florianópolis, Criciuma, Joinville e Palhoça), encontros e oficinas com o objetivo de disseminar conceitos e práticas ligadas à biblioteca escolar, integrar bibliotecários, professores e auxiliares de bibliotecas. Atuou no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), em Florianópolis, de 2001-2010.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8082687123726293

Herta Kieser

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Especialista em Gestão de Bibliotecas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi professora e Diretora do Colégio de Aplicação (CA-UFSC) e bibliotecária no Colégio Jardim Anchieta em Florianópolis (SC) com ênfase na contação de histórias. Em 2003 integressou no Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC). Afastada temporariamente, esporadicamente consegue participar das atividades desse Grupo.

Joana Carla de Souza Matta Felicio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É bibliotecário-documentalista no quadro de servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na Biblioteca Central. Possui experiência na prestação de serviços bibliotecários, trabalhando diretamente no atendimento e capacitação dos usuários no uso dos recursos informacionais. Preza pelos princípios da nova administração pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (L.I.M.P.E.).
currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8618195401833339

Downloads

Publicado

27-03-2012

Como Citar

Garcez, E. F., Kieser, H., & Felicio, J. C. de S. M. (2012). Relatório do VII Fórum Estadual de Bibliotecas Escolares: Florianópolis, 8 de outubro de 2011. Revista ACB, 17(1), 194–209. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/838