Comportamento e competência em informação: uma experiência de extensão universitária

Behavior and information literacy: experience of a university extension

Emeide Nóbrega Duarte, Luciana Ferreira da Costa, Edilene Toscano Galdino dos Santos, Janiele Lopes dos Santos, Fabíola Mota de Moraes

Resumo


Apresenta o relato de uma experiência extensionista idealizada por docentes vinculadas ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB), realizada no período de junho a dezembro de 2011, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências (in)formacionais metodológicas aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici (EEPM) acerca das práticas informacionais de busca, acesso, uso e produção de informação, bem como a normalização brasileira quanto à documentação científica.  Refere-se a uma pesquisa de característica descritiva, apoiada nas abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados.  A análise dos dados se deu pela formação de categorias. Os resultados obtidos permitem concluir que os estudantes ficaram satisfeitos com a realização da Oficina de Competências (In)formacionais Metodológicas, indicando que a  ação extensionista efetivou a sua parcela de contribuição para a construção do conhecimento e para a emancipação dos estudantes enquanto cidadãos pela competência em informação.

Palavras-chave


Biblioteconomia. Ciência da informação. Competência informacional. Information literacy. Biblioteca digital. Gestão da Informação. Tecnologia da informação.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.