A formação do leitor: uma discussão acerca da biblioteca escolar e o caso SIMBE

The formation of the reader: a discussion about the library school and the case SIMBE

Denyse Maria Borges Paes, Maria Salete Cialdine Sanches, Erinaldo Dias Valério, Aureliana Lopes de Lacerda Tavares

Resumo


Na sociedade contemporânea, o acesso à informação é de extrema relevância para o desenvolvimento educacional de qualquer indivíduo. Essa sociedade tem a educação com ponto fundamental de desenvolvimento. Objetiva-se, aqui, apresentar o Programa Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares e formação de Leitores (SIMBE), que vem desenvolvendo ações inovadoras e vem contribuindo para o desenvolvimento educacional do aluno da rede municipal de Fortaleza. Para a construção dos argumentos ora apresentados foi empreendida pesquisa bibliográfica. Evidenciou-se que o bibliotecário, terá que desenvolver atividades que venha a viabilizar a formação de leitores, auxiliando assim, na formação pessoal, social e crítica do cidadão.


Palavras-chave


Biblioteconomia. Ciência da informação. Biblioteca escolar. Leitura. Bibliotecário. Formação de leitor. Práxis social.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.