Estágio: utopia ou realidade? A experiência da coordenação de estágio da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO

Pratica training: utopia or reality? The experience report of practical training coordination of the library science course at UNIRIO

Marilia Amaral Mendes Alves

Resumo


Apresenta as reflexões da Coordenação de Estágio da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sobre as questões relacionadas à realização, orientação, supervisão e coordenação dos estágios curriculares. Considera o papel pedagógico do estágio e sua importância na formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Aborda o estágio na Escola de Biblioteconomia, sua inserção no Projeto Político Pedagógico da Escola. Relata sobre o trabalho da Coordenação de Estágio e  descreve as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Questiona  a efetividade do estágio obrigatório enquanto instrumento pedagógico e de preparo para o exercício da profissão.


Palavras-chave


Biblioteconomia. Ciência da Informação. Estágio. Estágio supervisionado. Estágio curricular.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.