Mídias sociais nas bibliotecas universitárias brasileiras <p> Social Media in the brazilian university libraries

Autores

  • Alberto Calil Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Ferramentas Colaborativas, Biblioteca 2.0, Web 2.0, Ciberespaço

Resumo

Apresenta os resultados da primeira etapa da pesquisa sobre o uso e as apropriações das mídias sociais pelas bibliotecas brasileiras que consistiu na identificação dos ambientes virtuais das bibliotecas das universidades federais do país e no mapeamento da adoção das mídias sociais pelas mesmas. Identifica as ferramentas colaborativas utilizadas por estas bibliotecas e apresenta analise quantitativa em torno da presença dessas ferramentas nos ambientes virtuais das bibliotecas. Conclui que o uso das mídias sociais nas bibliotecas analisadas ainda é percentualmente baixo, mas que há a necessidade de estudos qualitativos sobre a construção de ambientes virtuais pelas bibliotecas universitárias e sobre os usos e apropriações das mídias sociais por parte dessas mesmas bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Calil Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO) e da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO

Downloads

Publicado

20-09-2013

Como Citar

Calil Junior, A. (2013). Mídias sociais nas bibliotecas universitárias brasileiras <p> Social Media in the brazilian university libraries. Revista ACB, 18(2), 1053–1077. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/899

Edição

Seção

Relato de pesquisa