O Foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Brasil (UFPA)

The Foursquare as a tool of marketing: an analysis of the Central Library of Federal University of Pará, Brazil (UFPA)

Erik André de Nazaré Pires, Carla Daniella Teixeira Girard

Resumo


Apresenta a rede social Foursquare na perspectiva de interação com os usuários no segmento virtual, com foco da pesquisa direcionado a Biblioteca Central (BC) localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo tem como fito mostrar como essa tecnologia pode ser uma ferramenta eficiente para realização de estudos referente a desenvolvimento do plano de marketing para bibliotecas e para saber sobre problemas enfretados pelas mesmas. O procedimento metodológico e operacional visa quanto a sua natureza, a pesquisa bibliográfica, e quanto a seu objetivo, a pesquisa exploratória e descritiva, tendo em vista a abordagem quantitativa e qualitativa feita através da observação sistemática e obtenção dos dados feitos diretamente na Home Page da referida rede social. Os resultados demonstram que a grande parte da população pesquisada reclama das condições do estado físico da BC, principalmente no que se refere ao desconforto para realização dos estudos, não apresentado contribuições positivas para o marketing da biblioteca. Conclui que a adoção de políticas de comunicação com os usuários mediada, sobretudo no campo virtual, proporciona subsídios de além do marketing, tem a possibilidade de ter conhecimento no que diz respeito aos entraves apresentados pelas unidades de informação.


Palavras-chave


Rede social; Marketing; Universidade Federal do Pará – Biblioteca Central; Internet

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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