Atuação bibliotecária além da biblioteca: o espaço de leitura do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) <p> Librarian performance beyond the library: area of reading of University Hospital of Antônio Cassiano de Moraes (UHCAM)

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elaine Meneguci Gregorio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Atuação bibliotecária, Leitura, Ambiente hospitalar

Resumo

O bibliotecário vem expandido suas atividades ao adquirir novas competências, ampliando sua atuação em ambientes que extrapolam os limites físicos da biblioteca. Com o propósito de viabilizar ações que fomentem o incentivo à leitura, esse profissional adquire a missão de agente educacional, cultural e social. Assim, este artigo apresenta um relato de projetos extensionistas voltados à leitura em ambiente hospitalar, desenvolvido pelo Departamento de Biblioteconomia (DBIB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Objetiva identificar as etapas de implantação e dinamização desse projeto, enfatizando as reais possibilidades de atuação do profissional bibliotecário no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM). Analisa as experiências alcançadas durante o desenvolvimento dos projetos, cujas ações envolveram docentes e discentes de Biblioteconomia e profissionais da saúde na implantação e dinamização do espaço de leitura na referida instituição hospitalar. O relato deu visibilidade à necessidade de uma atuação efetiva do bibliotecário no espaço, bem como, possibilitou identificar a demanda de criação de políticas na área de leitura no ambiente hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bibliotecário atuante em Consultoria Informacional.

Elaine Meneguci Gregorio, Universidade Federal do Espírito Santo

Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bibliotecária atuante em biblioteca universitária.

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela UFES. Doutoranda em Ciência da Informação Pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

02-05-2014

Como Citar

Santa Anna, J., Gregorio, E. M., & Gerlin, M. N. M. (2014). Atuação bibliotecária além da biblioteca: o espaço de leitura do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) <p> Librarian performance beyond the library: area of reading of University Hospital of Antônio Cassiano de Moraes (UHCAM). Revista ACB, 19(1), 77–88. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/953