Ampliando o campo de atuação bibliotecária: o bibliotecário como consultor informacional <p> Expanding the field of expertise librarian: the librarian as consultant informational

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Bibliotecário, Profissional da Informação, Sociedade da Informação, Novas Tecnologias, Consultoria Informacional.

Resumo

Objetiva discutir aspectos relacionados aos novos campos de atuação do bibliotecário com o advento da sociedade da informação, sobretudo as novas potencialidades ocasionadas com a Consultoria Informacional. Para tanto, por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta o contexto de desenvolvimento e a inserção do bibliotecário no campo da Ciência da Informação, caracterizando seus fazeres profissionais em meio a um mercado amplo, difuso e interdisciplinar. Expõe os conceitos e as características da Consultoria Informacional, em virtude das novas necessidades demandadas, oriundas da explosão informacional e do uso acentuado das novas tecnologias. Destaca as competências necessárias que o profissional deve possuir com vistas a atuar como consultor informacional. Evidencia-se, um futuro promissor para o bibliotecário, ampliando suas práticas, ao romperem os muros das bibliotecas e tornarem-se profissionais requisitados, sendo responsáveis pelo gerenciamento da informação. Ao final, desmistifica-se a suposta possibilidade do desaparecimento desse profissional, que, a cada dia, amplia seus espaços de atuação, podendo atuar nas tradicionais unidades de informação, e também, em outros segmentos profissionais, seja como autônomo ou como microempreendedor individual.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Biblioteconomia e graduando em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuante no ramo da Consultoria Informacional. Email:<jorjao20@yahoo.com.br>.

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Biblioteconomia da UFES e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Email: <gleiceufes@gmail.com>.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Santa Anna, J., & Pereira, G. (2014). Ampliando o campo de atuação bibliotecária: o bibliotecário como consultor informacional <p> Expanding the field of expertise librarian: the librarian as consultant informational. Revista ACB, 19(2), 163–173. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/956