Bibliotecas de Polos de Apoio Presencial: análise do acervo e serviços <p> Libraries face poles support: analysis of assets and services

Autores

  • Marcio Jose Sembay UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Rosângela Schwarz Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Palavras-chave:

Educação a Distância. Bibliotecas de Polos de Apoio Presencial. Bibliotecários. Sistemas de Educação a Distância. Coordenadores de Polos de Apoio Presencial. Bibliotecário Formado

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a situação das bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta vinculados a uma universidade federal do sul do país. A revisão da literatura estuda os sistemas e modelos de educação a distância e a atuação de bibliotecários nesses sistemas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quanti-qualitativa. É um estudo de campo com uso de questionário com perguntas fechadas, tratadas com estatística simples, e abertas, tratadas com análise de conteúdo. Um grupo de 30 Coordenadores de Polos de Apoio Presencial respondeu os questionários em maio de 2009. Os resultados mostram que os polos atendem, em média, 4,2 cursos entre graduação, pós-graduação e extensão, ofertados por 1,8 instituições diferentes, e são responsáveis por 139 estudantes. Mostram ainda que 76,7% dos polos têm biblioteca, e 50% afirmam que essas bibliotecas possuem menos de 500 livros no acervo. Apenas 13,3% dos polos têm bibliotecário formado e estes trabalham em tempo parcial. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Jose Sembay, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Márcio José Sembay (Autor principal)

m_sembay@yahoo.com.br

Mestre em Ciência da Informação, UFSC, 2010. Bacharel em Ciência da Computação, Centro Universitário FACVEST/2005. Professor Titular e Coordenador do Curso de Ciência da Computação do Centro universitário UNIFACVEST (SC), Brasil.

 

 

Rosângela Schwarz Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

 

Rosângela Schwarz Rodrigues

rosangela@cin.ufsc.br

 

Pós-Doutorado Universitat de Barcelona. Doutorado em Engenharia de Produção, UFSC/2004. Mestre em Engenharia de Produção, UFSC/1998. Graduação em Comunicação Social, UFRGS/1983. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Ciência da Informação, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: Acesso Aberto e Comunicação Científica. 

Downloads

Publicado

09-09-2014

Como Citar

Sembay, M. J., & Rodrigues, R. S. (2014). Bibliotecas de Polos de Apoio Presencial: análise do acervo e serviços <p> Libraries face poles support: analysis of assets and services. Revista ACB, 19(2), 174–187. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/957