Tesauros no acesso à informação: uma retrospecção <p> Thesaurus in information access: a retrospection

Autores

  • Paula Raphisa Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Martins dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Em uma linha retrospectiva, apresenta a evolução dos tesauros, que são utilizados para aprimorar a organização de informações em distintos domínios e facilitar o acesso às mesmas. A metodologia utilizada incluiu um levantamento bibliográfico, realizado em bases de dados de periódicos e em livros da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. A partir das publicações recuperadas, foram selecionados documentos de autores considerados clássicos nesse campo de investigação. Os resultados das análises apontam o progresso das diretrizes para construção de tesauros e do enriquecimento no número e nos tipos de relacionamentos semânticos entre os seus conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Raphisa Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista no Programa de Iniciação Científica (FAPEMIG).

Raquel Martins dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia na Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista no Programa de Iniciação Científica (FAPEMIG).

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Assistente na Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ciências da Informação pela UFMG (Brasil)

Downloads

Publicado

06-04-2015

Como Citar

Mendes, P. R., Reis, R. M. dos, & Maculan, B. C. M. dos S. (2015). Tesauros no acesso à informação: uma retrospecção <p> Thesaurus in information access: a retrospection. Revista ACB, 20(1), 49–66. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/980

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina