As bibliotecas públicas e os serviços de informação utilitária: o caso da Biblioteca Pública do Estado do Espírito Santo <p> Public libraries and the utilitarian information services: the case of the Public Library of State Espírito Santo (Brazil)

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Helba Aparecida Borges Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Palavras-chave:

Bibliotecas públicas. Democratização da informação. Informação utilitária.

Resumo

Verifica como a literatura e as bibliotecas públicas abordam o tema democratização da informação utilitária. Para tanto, o estudo conceitua biblioteca pública, democratização da informação e informação utilitária. Caracteriza a importância da democratização da informação utilitária pelas bibliotecas públicas. Por fim, analisa, com base no contexto da Biblioteca Pública do Estado do Espírito Santo, se essa unidade dissemina a informação utilitária. Através de revisão bibliográfica e estudo aplicado em campo, realizado por meio de entrevista ao bibliotecário gestor dessa unidade, foi possível concluir que há distanciamento entre biblioteca pública e o oferecimento de informação utilitária, estando a referida biblioteca equiparada, tão somente, à preparação e disseminação de informações voltadas para estudo, pesquisa e lazer, não tendo atenção especial da administração pública na elaboração de projetos em prol da construção de serviços de informação utilitária. Apreendeu-se que o profissional da informação amplia seus espaços de trabalho ao atuar como mediador desse tipo de informação, podendo atuar em espaços que extrapolam os limites físicos das unidades de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Bibliotecário atuante no ramo da Consultoria Informacional. Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Professora do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG.

Helba Aparecida Borges, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

Santa Anna, J., Pereira, G., & Borges, H. A. (2015). As bibliotecas públicas e os serviços de informação utilitária: o caso da Biblioteca Pública do Estado do Espírito Santo <p> Public libraries and the utilitarian information services: the case of the Public Library of State Espírito Santo (Brazil). Revista ACB, 20(2), 211–224. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/987