Manifestações simbólicas de punição/proibição em bibliotecas: espaços de acolhimento ou coerção? <p> Symbolic manifestations of punishment / prohibition in libraries: spaces care or coercion?

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria de Lourdes Franklin Maia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Palavras-chave:

Acolhimento em bibliotecas, Punição em bibliotecas, Usuários de bibliotecas, Necessidades de informação, Normas de controle.

Resumo

Discute aspectos relacionados à realidade de algumas bibliotecas públicas no que se refere ao tratamento com o usuário e as normas de controle no uso dessas unidades. Através de pesquisa bibliográfica e estudo em campo, sustentado pela entrevista e observação, o artigo analisa, com base na literatura, o que o usuário deveria representar para as bibliotecas. Apresenta as bibliotecas como ambientes de acolhimento e prestadoras de serviços úteis à comunidade. Reflete, com base na literatura, as manifestações simbólicas de punição nos espaços das bibliotecas. Por fim, expõe a realidade de algumas bibliotecas públicas instaladas em um município quanto às normas de utilização de seus espaços. Conclui que, deve haver modificação das medidas de controle sobre a conduta do usuário no espaço das bibliotecas, de modo que ele não seja frustrado com medidas excessivas, de caráter punitivo e constrangedor. Evidencia-se que, a partir de práticas cordiais de acolhimento e oferta de serviços variados e úteis, busca-se pela satisfação do usuário, o que poderá despertar o crescimento dos índices de frequência e a valorização/reconhecimento da biblioteca como instituição necessária à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Bibliotecário atuante no ramo da Consultoria Informacional. Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maria de Lourdes Franklin Maia, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

10-08-2015

Como Citar

Santa Anna, J., & Maia, M. de L. F. (2015). Manifestações simbólicas de punição/proibição em bibliotecas: espaços de acolhimento ou coerção? <p> Symbolic manifestations of punishment / prohibition in libraries: spaces care or coercion?. Revista ACB, 20(2), 272–285. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/988