O teatro infantil: arte ou didatismo? <p> Children's theater: art or didacticism?

Autores

  • Clarice Fortkamp Caldin UFSC - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
  • Amanda de Queiroz Bessa

Palavras-chave:

Teatro. Teatro infantil no Brasil. Teatro na escola. Texto dramático.

Resumo

Apresenta a história do teatro no Ocidente e sua função religiosa, política, didática e de entretenimento. Aponta a diferença entre a tragédia e a comédia. Registra o nascimento do teatro infantil no século do século XIX, na Europa. Mostra o desenvolvimento do teatro no Brasil e sua herança jesuítica. Aborda as primeiras iniciativas brasileiras na dramaturgia infantil, ressalta a presença do teatro para crianças na escola e questiona seu aspecto artístico ou didático. Conclui com reflexões acerca da potencialidade da dramaturgia infantil em exercitar o imaginário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Fortkamp Caldin, UFSC - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Bibliotecária. Professora na UFSC. Atua em áreas de biblioteconomia, biblioterapia, bibliotecas escolares, leitura. Mais informações: Currículo Lattes

Amanda de Queiroz Bessa

Amanda de Queiroz Bessa

Mestre em Ciência da Informação

Professora no Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia

da Universidade Federal do Amazonas

Fone: (092) 33054584

Downloads

Publicado

10-08-2015

Como Citar

Caldin, C. F., & Bessa, A. de Q. (2015). O teatro infantil: arte ou didatismo? <p> Children’s theater: art or didacticism?. Revista ACB, 20(2), 200–210. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/997