Serviço de Referência Virtual: retrato das bibliotecas nas universidades federais da região sul
Resumo
Analisa os serviços de referência virtual disponíveis nos sites de seis bibliotecas universitárias federais brasileiras da região sul. Identifica quais os tipos de serviços de referência e Mídias Sociais são oferecidos, diretamente, aos interagentes por meio dos sites. A pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva, baseada em técnica de observação e aborda aspectos quantitativos e qualitativos dos serviços de referência e Mídias Sociais. Identificamos os sites das seis bibliotecas, desenvolvemos um checklist dos serviços de referência e das Mídias Sociais; após, descrevemos, quantitativamente, os dados e realizamos uma análise. Foi possível observar que o serviço que mais gerou aumento de incidências nos sites foi o ‘Catálogo on-line’ e a ‘Base de Dados’. Enquanto, entre as Mídias Sociais que mais tiveram incidências, destacaram-se o Twitter e o Facebook. Os resultados revelam quais os serviços de referência disponibilizados nos sites e percebeu-se que as bibliotecas estão aderindo às Mídias Sociais, como novo meio de comunicação com os interagentes. O trabalho contribui para identificar o desenvolvimento de pesquisas na área de serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias.
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