Serviço de Referência Virtual: retrato das bibliotecas nas universidades federais da região sul

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Resumo

Analisa os serviços de referência virtual disponíveis nos sites de seis bibliotecas universitárias federais brasileiras da região sul.  Identifica quais os tipos de serviços de referência e Mídias Sociais são oferecidos, diretamente, aos interagentes por meio dos sites. A pesquisa se caracteriza como exploratória descritiva, baseada em técnica de observação e aborda aspectos quantitativos e qualitativos dos serviços de referência e Mídias Sociais. Identificamos os sites das seis bibliotecas, desenvolvemos um checklist dos serviços de referência e das Mídias Sociais; após, descrevemos, quantitativamente, os dados e realizamos uma análise. Foi possível observar que o serviço que mais gerou aumento de incidências nos sites foi o ‘Catálogo on-line’ e a ‘Base de Dados’. Enquanto, entre as Mídias Sociais que mais tiveram incidências, destacaram-se o Twitter e o Facebook. Os resultados revelam quais os serviços de referência disponibilizados nos sites e percebeu-se que as bibliotecas estão aderindo às Mídias Sociais, como novo meio de comunicação com os interagentes. O trabalho contribui para identificar o desenvolvimento de pesquisas na área de serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias.

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Biografia do Autor

Juliane Pagani

Bacharel em Biblioteconomia pela UDESC.

Elaine de Oliveira Lucas, UDESC - Florianópolis - Brasil

Doutora em Ciencia da Informação (USP).

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Publicado

29-12-2016

Como Citar

PAGANI, J.; LUCAS, E. de O. Serviço de Referência Virtual: retrato das bibliotecas nas universidades federais da região sul. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 516–533, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1192. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina