O desenvolvimento de taxonomias de setores mercadológicos para uso na inteligência competitiva

Luana Carla de Moura dos Santos, Ana Paula Aparecida Barros Martins, Paula Hidemi Kaneoya

Resumo


Diante do aumento da produção, pesquisa e compartilhamento de informações em ambientes corporativos, faz-se necessário soluções que simplifiquem a execução das atividades internas. Muitas vezes, não é preciso que sejam geradas novas ferramentas, como é o caso das taxonomias, que podem ser adaptadas conforme o interesse das instituições.  No processo de Inteligência Competitiva, que é necessário desprender esforços permanentes na pesquisa, seleção e análise de informações, a taxonomia é um instrumento importante no monitoramento de tendências, concorrentes e oportunidades de mercado. Assim, este artigo apresenta as etapas percorridas no desenvolvimento de taxonomias aplicadas a setores mercadológicos de uma empresa de Inteligência Competitiva.

Palavras-chave


Taxonomia. Inteligência Competitiva; Organização da Informação e do Conhecimento.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.