O desenvolvimento de taxonomias de setores mercadológicos para uso na inteligência competitiva

Autores

  • Luana Carla de Moura dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Aparecida Barros Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paula Hidemi Kaneoya Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Taxonomia. Inteligência Competitiva, Organização da Informação e do Conhecimento.

Resumo

Diante do aumento da produção, pesquisa e compartilhamento de informações em ambientes corporativos, faz-se necessário soluções que simplifiquem a execução das atividades internas. Muitas vezes, não é preciso que sejam geradas novas ferramentas, como é o caso das taxonomias, que podem ser adaptadas conforme o interesse das instituições.  No processo de Inteligência Competitiva, que é necessário desprender esforços permanentes na pesquisa, seleção e análise de informações, a taxonomia é um instrumento importante no monitoramento de tendências, concorrentes e oportunidades de mercado. Assim, este artigo apresenta as etapas percorridas no desenvolvimento de taxonomias aplicadas a setores mercadológicos de uma empresa de Inteligência Competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Carla de Moura dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Analista de Informação da empresa DOT Digital Group.

Ana Paula Aparecida Barros Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Analista de Informação na empresa DOT digital group.

Paula Hidemi Kaneoya, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Santos, L. C. de M. dos, Martins, A. P. A. B., & Kaneoya, P. H. (2016). O desenvolvimento de taxonomias de setores mercadológicos para uso na inteligência competitiva. Revista ACB, 21(3), 792–806. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1236

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina