O desenvolvimento de taxonomias de setores mercadológicos para uso na inteligência competitiva

Auteurs

  • Luana Carla de Moura dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Aparecida Barros Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paula Hidemi Kaneoya Universidade Federal de Santa Catarina

Mots-clés :

Taxonomia. Inteligência Competitiva, Organização da Informação e do Conhecimento.

Résumé

Diante do aumento da produção, pesquisa e compartilhamento de informações em ambientes corporativos, faz-se necessário soluções que simplifiquem a execução das atividades internas. Muitas vezes, não é preciso que sejam geradas novas ferramentas, como é o caso das taxonomias, que podem ser adaptadas conforme o interesse das instituições.  No processo de Inteligência Competitiva, que é necessário desprender esforços permanentes na pesquisa, seleção e análise de informações, a taxonomia é um instrumento importante no monitoramento de tendências, concorrentes e oportunidades de mercado. Assim, este artigo apresenta as etapas percorridas no desenvolvimento de taxonomias aplicadas a setores mercadológicos de uma empresa de Inteligência Competitiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luana Carla de Moura dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Analista de Informação da empresa DOT Digital Group.

Ana Paula Aparecida Barros Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Analista de Informação na empresa DOT digital group.

Paula Hidemi Kaneoya, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Téléchargements

Publiée

2016-12-29

Comment citer

SANTOS, L. C. de M. dos; MARTINS, A. P. A. B.; KANEOYA, P. H. O desenvolvimento de taxonomias de setores mercadológicos para uso na inteligência competitiva. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 792–806, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1236. Acesso em: 11 août. 2025.

Numéro

Rubrique

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina