Situação das Bibliotecas Escolares Contempladas Pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores

Aline Rafaela Anjos, Stela Tavares Brandão, Ester Calland Rosa

Resumo


A biblioteca escolar (BE) é aqui entendida como um espaço de aquisição de conhecimento, e nos baseamos em indicadores de qualidade desse espaço a partir de estudos anteriores. A pesquisa teve como objetivo geral, verificar a situação das 58 BEs do Recife, contempladas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Para tanto, mapeamos quais eram as escolas que tinham funcionamento. Definidas estas, fizemos uma regionalização para que cobríssemos toda a cidade, a partir disso, aplicamos questionários e observamos 16 BEs, além de entrevistarmos pessoas envolvidas no Programa. Como resultado principal, vimos que havia uma discrepância entre o que a escola anunciava e o que foi percebido. Conclui-se que a política de implantação e reestruturação de BEs sofreu descontinuidade.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.