Situação das Bibliotecas Escolares Contempladas Pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores

Autores

  • Aline Rafaela Anjos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Stela Tavares Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Ester Calland Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo

A biblioteca escolar (BE) é aqui entendida como um espaço de aquisição de conhecimento, e nos baseamos em indicadores de qualidade desse espaço a partir de estudos anteriores. A pesquisa teve como objetivo geral, verificar a situação das 58 BEs do Recife, contempladas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Para tanto, mapeamos quais eram as escolas que tinham funcionamento. Definidas estas, fizemos uma regionalização para que cobríssemos toda a cidade, a partir disso, aplicamos questionários e observamos 16 BEs, além de entrevistarmos pessoas envolvidas no Programa. Como resultado principal, vimos que havia uma discrepância entre o que a escola anunciava e o que foi percebido. Conclui-se que a política de implantação e reestruturação de BEs sofreu descontinuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rafaela Anjos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduação em Pedagogia.

Área da Graduação: Educação

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco

Ano: 2016.2

Stela Tavares Brandão, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduação em Pedagogia.

Área da Graduação: Educação

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco

Ano: 2015.2

Ester Calland Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

 

Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002).

Atuação Profissional: professor adjunto do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), onde desenvolve atividades de formação docente, análise e elaboração de material didático na área da leitura, projetos para mediadores de leitura literária e acompanhamento de bibliotecas comunitárias. Tem publicações prioritariamente nas áreas de educação literária, biblioteca escolar e leitura na educação infantil.

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Anjos, A. R., Brandão, S. T., & Rosa, E. C. (2018). Situação das Bibliotecas Escolares Contempladas Pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Revista ACB, 23(1), 6–20. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1290