Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso

Isabel Pacheco Marques Vaz Marcos

Resumo


Neste estudo pretende demonstrar-se como os programas de literacia da informação atualmente em vigor, são adaptáveis a qualquer instituição de ensino superior, incluindo as universidades de ensino em e-learning. A biblioteca da Universidade Aberta, instituição universitária portuguesa de ensino a distância, desenvolveu um programa de literacia da informação adaptável à realidade de um ensino inteiramente virtual. Recorrendo às tecnologias informáticas, os serviços da biblioteca conceberam uma estrutura funcional de comunicação e interação com os estudantes que, desde a divulgação, inscrição, formação e avaliação de satisfação, permitiu com sucesso implementar um plano de formação a funcionar em rede. Tendo participado, em 2015, 572 estudantes, cerca de 76% fê-lo de forma virtual. Os resultados evidenciaram que a aposta feita nesta metodologia de formação foi muito positiva, pelo facto de 96% dos formandos terem assinalado a sua satisfação.


Palavras-chave


Literacia da informação. Programas de formação. Formação virtual. Universidade Aberta

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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