Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso

Autores/as

  • Isabel Pacheco Marques Vaz Marcos Universidade Aberta

Palabras clave:

Literacia da informação. Programas de formação. Formação virtual. Universidade Aberta

Resumen

Neste estudo pretende demonstrar-se como os programas de literacia da informação atualmente em vigor, são adaptáveis a qualquer instituição de ensino superior, incluindo as universidades de ensino em e-learning. A biblioteca da Universidade Aberta, instituição universitária portuguesa de ensino a distância, desenvolveu um programa de literacia da informação adaptável à realidade de um ensino inteiramente virtual. Recorrendo às tecnologias informáticas, os serviços da biblioteca conceberam uma estrutura funcional de comunicação e interação com os estudantes que, desde a divulgação, inscrição, formação e avaliação de satisfação, permitiu com sucesso implementar um plano de formação a funcionar em rede. Tendo participado, em 2015, 572 estudantes, cerca de 76% fê-lo de forma virtual. Os resultados evidenciaram que a aposta feita nesta metodologia de formação foi muito positiva, pelo facto de 96% dos formandos terem assinalado a sua satisfação.

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Biografía del autor/a

Isabel Pacheco Marques Vaz Marcos, Universidade Aberta

Doutorada pela Universidad de Alcalá em Documentación 

Tem o Mestrado em Documentación pela Universidad de Alcalá e a Pós-graduação de dois anos em Ciências Documentais pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Atualmente desempenha funções de bibliotecária nos Serviços de Documentação da Universidade Aberta, tendo sido docente na Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, na mesma universidade, de 2007 a 2012.

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

Marcos, I. P. M. V. (2017). Promoção da literacia da informação numa universidade de ensino à distância: uma experiência de sucesso. Revista ACB, 22(3), 581–595. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1293

Número

Sección

Relato de experiência