Proposta de um modelo para políticas institucionais de catalogação

Autores

Palavras-chave:

Política de catalogação. Políticas aplicadas a bibliotecas. Diretrizes administrativas para catalogação. Diretrizes de planejamento para bibliotecas.

Resumo

Políticas Institucionais de Catalogação são diretrizes administrativas empregadas no processo de catalogação para auxiliar diferentes catalogadores a tomarem decisões análogas a questões semelhantes. Este trabalho possui como objetivo geral compreender a criação e utilização de Políticas Institucionais de Catalogação em Unidades de Informação. A metodologia empregada foi de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Como resultados, identificaram-se onze requisitos indispensáveis para a elaboração de uma política institucional aplicada ao processo de catalogação, que proporcionaram o desenvolvimento de uma proposta de modelo de estrutura de Política Institucional de Catalogação para Unidades de Informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Lüdtke Espíndola, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Gestão de Unidades de Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina, e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição.

Ana Maria Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutora em Tecnologia e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2009). Atualmente é professora titular no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC).

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Espíndola, P. L., & Pereira, A. M. (2018). Proposta de um modelo para políticas institucionais de catalogação. Revista ACB, 23(1), 142–160. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1400

Edição

Seção

Relato de pesquisa