Técnicos/as em biblioteconomia: quem são, onde se formam, quem os/as formam e por que são tão necessários/as?

Autores

  • Nathália Lima Romeiro Mestranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ. https://orcid.org/0000-0002-6274-4836
  • Carla Maria Martellote Viola Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ
  • Anna Cristina Caldeira de Andrade Sobral Brisola Doutoranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ.

Palavras-chave:

Regulamentação profissional. Biblioteconomia. Licenciatura em Biblioteconomia. Formação técnica.

Resumo

A pesquisa trata da profissão de técnicos em Biblioteconomia: sua formação, atribuições e inserção no mercado de trabalho. Pretendemos analisar a criação e desenvolvimento da profissão técnica em Biblioteconomia no Brasil a partir da demanda identificada pelo Deputado José Stédile na Lei n° 12.244/2010 (BRASIL, 2010) sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do Brasil. A metodologia da pesquisa é quanti-qualitativa, caracterizada como bibliográfica e documental. Defendemos a coexistência harmoniosa entre todos os/as profissionais de Biblioteconomia, uma vez que, a partir da regulamentação da profissão, da necessidade de ampliação da formação técnica e de bacharéis e bacharelas em biblioteconomia haverá a possibilidade de atender à suposta demanda da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Lima Romeiro, Mestranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ.

Licenciada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. Áreas de atuação: Estudos de gênero, Mídias Sociais, Competência Crítica em Informação Formação continuada de profissionais da informação; Empreendedorismo na Biblioteconomia; Informação, Educação e Saúde. participa dos grupos de pesquisa: Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e organização dos Saberes (IBICT/UFRJ), ESCRITOS - Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (IBICT/UFRJ) e Perfil-I

Carla Maria Martellote Viola, Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ

Advogada, Publicitária e Docente. Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ/2018), graduada em Comunicação Social/Propaganda e Publicidade (FACHA/1985) e em Direito (Universidade Santa Úrsula/1997). Pós-graduanda em Gênero e Direito (EMERJ/2018-2019), pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/FACHA/2011) e Direito do Consumidor Responsabilidade Civil (AVM/Candido Mendes/2013) com complementação em Didática do Ensino Superior. Membro do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), do grupo de pesquisa Gênero, Ciência, Tecnologia e Sociedade, do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST/ANATEL/2015-2018), do Conselho de Usuários da Região Sudeste (OI TELEMAR/2015/2018) e Membro do Movimento das Mulheres Advogadas (MMA). Atua na área Jurídica em Direito Imobiliário, do Consumidor e Responsabilidade Civil com experiência no zelo pelos objetivos do cliente e na manutenção e integridade dos seus bens, facilitando negócios, preservando interesses individuais e coletivos, conforme princípios morais e fundamentos éticos. Experiência na área Administrativa com foco em coordenação, planejamento, desenvolvimento estratégico, elaboração de materiais audiovisuais, relatórios e manuais, realização de treinamentos funcionais, políticas de gestão, estruturação e racionalização, tendo em vista os objetivos da organização. Habilidade em planos de comunicação, atendimento ao consumidor, elaboração de briefing e de cronograma de atividades. Docente no âmbito do direito do consumidor e responsabilidade civil, com competência em elaboração, planejamento e execução de plano de aula e de curso.

Anna Cristina Caldeira de Andrade Sobral Brisola, Doutoranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ.

Doutoranda em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ (2010/2) Mestre em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ - 2016/1 Formada em Comunicação Social - Jornalismo na UNISUAM em 2012/2. Formada em Comunicação Social - Publicidade da UNISUAM em 2013/2. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoria e Assessoria de comunicação. e imprensa. Membro do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação) Integrante do EMERGE - Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência Membro do grupo de pesquisa ESCRITOS Pesquisas com enfoque em Competência Crítica em Informação, cidadania, participação cidadã, meio digital.

 

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Romeiro, N. L., Viola, C. M. M., & Brisola, A. C. C. de A. S. (2018). Técnicos/as em biblioteconomia: quem são, onde se formam, quem os/as formam e por que são tão necessários/as?. Revista ACB, 23(3), 403–417. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1521