Técnicos/as em biblioteconomia: quem são, onde se formam, quem os/as formam e por que são tão necessários/as?

Autores/as

  • Nathália Lima Romeiro Mestranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ. https://orcid.org/0000-0002-6274-4836
  • Carla Maria Martellote Viola Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ
  • Anna Cristina Caldeira de Andrade Sobral Brisola Doutoranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ.

Palabras clave:

Regulamentação profissional. Biblioteconomia. Licenciatura em Biblioteconomia. Formação técnica.

Resumen

A pesquisa trata da profissão de técnicos em Biblioteconomia: sua formação, atribuições e inserção no mercado de trabalho. Pretendemos analisar a criação e desenvolvimento da profissão técnica em Biblioteconomia no Brasil a partir da demanda identificada pelo Deputado José Stédile na Lei n° 12.244/2010 (BRASIL, 2010) sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do Brasil. A metodologia da pesquisa é quanti-qualitativa, caracterizada como bibliográfica e documental. Defendemos a coexistência harmoniosa entre todos os/as profissionais de Biblioteconomia, uma vez que, a partir da regulamentação da profissão, da necessidade de ampliação da formação técnica e de bacharéis e bacharelas em biblioteconomia haverá a possibilidade de atender à suposta demanda da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathália Lima Romeiro, Mestranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ.

Licenciada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. Áreas de atuação: Estudos de gênero, Mídias Sociais, Competência Crítica em Informação Formação continuada de profissionais da informação; Empreendedorismo na Biblioteconomia; Informação, Educação e Saúde. participa dos grupos de pesquisa: Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e organização dos Saberes (IBICT/UFRJ), ESCRITOS - Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (IBICT/UFRJ) e Perfil-I

Carla Maria Martellote Viola, Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ

Advogada, Publicitária e Docente. Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ/2018), graduada em Comunicação Social/Propaganda e Publicidade (FACHA/1985) e em Direito (Universidade Santa Úrsula/1997). Pós-graduanda em Gênero e Direito (EMERJ/2018-2019), pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/FACHA/2011) e Direito do Consumidor Responsabilidade Civil (AVM/Candido Mendes/2013) com complementação em Didática do Ensino Superior. Membro do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), do grupo de pesquisa Gênero, Ciência, Tecnologia e Sociedade, do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST/ANATEL/2015-2018), do Conselho de Usuários da Região Sudeste (OI TELEMAR/2015/2018) e Membro do Movimento das Mulheres Advogadas (MMA). Atua na área Jurídica em Direito Imobiliário, do Consumidor e Responsabilidade Civil com experiência no zelo pelos objetivos do cliente e na manutenção e integridade dos seus bens, facilitando negócios, preservando interesses individuais e coletivos, conforme princípios morais e fundamentos éticos. Experiência na área Administrativa com foco em coordenação, planejamento, desenvolvimento estratégico, elaboração de materiais audiovisuais, relatórios e manuais, realização de treinamentos funcionais, políticas de gestão, estruturação e racionalização, tendo em vista os objetivos da organização. Habilidade em planos de comunicação, atendimento ao consumidor, elaboração de briefing e de cronograma de atividades. Docente no âmbito do direito do consumidor e responsabilidade civil, com competência em elaboração, planejamento e execução de plano de aula e de curso.

Anna Cristina Caldeira de Andrade Sobral Brisola, Doutoranda em Ciência da Informação no PPGCI IBICT/UFRJ.

Doutoranda em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ (2010/2) Mestre em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ - 2016/1 Formada em Comunicação Social - Jornalismo na UNISUAM em 2012/2. Formada em Comunicação Social - Publicidade da UNISUAM em 2013/2. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoria e Assessoria de comunicação. e imprensa. Membro do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação) Integrante do EMERGE - Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência Membro do grupo de pesquisa ESCRITOS Pesquisas com enfoque em Competência Crítica em Informação, cidadania, participação cidadã, meio digital.

 

Publicado

2018-12-28

Cómo citar

Romeiro, N. L., Viola, C. M. M., & Brisola, A. C. C. de A. S. (2018). Técnicos/as em biblioteconomia: quem são, onde se formam, quem os/as formam e por que são tão necessários/as?. Revista ACB, 23(3), 403–417. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1521