Aventuras na biblioteca Clarice Lispector: ação colaborativa no espaço do IFRO – Campus Cacoal

Autores

  • Jussara Santos Pimenta Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
  • Gizele de Melo Viana Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Incentivo à leitura. Relato de Experiência. IFRO.

Resumo

O trabalho descreve uma experiência de atividade de incentivo à leitura e consumo colaborativo desenvolvido na biblioteca Clarice Lispector que têm como objetivo alcançar os alunos que desconhecem o espaço da biblioteca e suas múltiplas possibilidades e têm dificuldade e/ou resistência com a leitura, motivando-os ao contato e à participação. Abordamos as ações de conscientização do consumo econômico e colaborativo de livros literários, o que evidencia a importância da biblioteca no contexto escolar, a contribuição do bibliotecário no Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal e o incentivo à leitura das obras do acervo da Biblioteca Clarice Lispector. Como resultado das atividades executadas pela biblioteca, observou-se uma maior motivação, desenvolvimento do aluno em sala de aula e o entendimento da biblioteca como parceira na sua vida escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa FAPERJ Nota 10 e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Autora do livro Leitura, arte e educação: a Biblioteca do Pavilhão Mourisco (2011) e uma das organizadoras da coletânea Diálogos sem Fronteiras: Educação, História e Interculturalidade (2012). Possui capítulos publicados nos livros: Cecília Meireles: a poética da Educação (2001), Viagens Pedagógicas (2007) e IX LUSOCOM: Lusofonia e Interculturalidade (2012). Autora do Prefácio - O Diário de Uma Viagem - e do Posfácio do livro Diário de Bordo, de Cecília Meireles (2015). É Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Avaliadora, Membro do Conselho Editorial e da Comissão Científica da EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (UNIR). Avaliadora da Revista Educação e Cultura Contemporânea (UNESA); da Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC; da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) e da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCA - Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas e Políticas públicas, gestão educacional e escolar. Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015 e Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016. Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG). Medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Pós-graduação de Gestão em Arquivos Empresariais também pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Ciência da Informação, análise e organização de arquivos empresariais, chefia em Biblioteca Universitária e Coordenadora de Biblioteca Escolar e Universitária. Mestranda na Universidade Federal de Rondônia, Mestrado em Profissional em Educação Escolar.

Gizele de Melo Viana, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013), Especialista em História Regional pela União das Escolas Superiores de Porto Velho - UNIPEC (2005) e licenciada em História pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003). Bibliotecária Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRO, campus Cacoal.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Pimenta, J. S., Cavalcante, F. de O. F., & de Melo Viana, G. (2019). Aventuras na biblioteca Clarice Lispector: ação colaborativa no espaço do IFRO – Campus Cacoal. Revista ACB, 24(1), 238–248. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1524

Edição

Seção

Relato de experiência