Aventuras na biblioteca Clarice Lispector: ação colaborativa no espaço do IFRO – Campus Cacoal

Autores/as

  • Jussara Santos Pimenta Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante Instituto Federal de Rondônia (IFRO)
  • Gizele de Melo Viana Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Palabras clave:

Biblioteca escolar. Incentivo à leitura. Relato de Experiência. IFRO.

Resumen

O trabalho descreve uma experiência de atividade de incentivo à leitura e consumo colaborativo desenvolvido na biblioteca Clarice Lispector que têm como objetivo alcançar os alunos que desconhecem o espaço da biblioteca e suas múltiplas possibilidades e têm dificuldade e/ou resistência com a leitura, motivando-os ao contato e à participação. Abordamos as ações de conscientização do consumo econômico e colaborativo de livros literários, o que evidencia a importância da biblioteca no contexto escolar, a contribuição do bibliotecário no Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal e o incentivo à leitura das obras do acervo da Biblioteca Clarice Lispector. Como resultado das atividades executadas pela biblioteca, observou-se uma maior motivação, desenvolvimento do aluno em sala de aula e o entendimento da biblioteca como parceira na sua vida escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa FAPERJ Nota 10 e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Autora do livro Leitura, arte e educação: a Biblioteca do Pavilhão Mourisco (2011) e uma das organizadoras da coletânea Diálogos sem Fronteiras: Educação, História e Interculturalidade (2012). Possui capítulos publicados nos livros: Cecília Meireles: a poética da Educação (2001), Viagens Pedagógicas (2007) e IX LUSOCOM: Lusofonia e Interculturalidade (2012). Autora do Prefácio - O Diário de Uma Viagem - e do Posfácio do livro Diário de Bordo, de Cecília Meireles (2015). É Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Avaliadora, Membro do Conselho Editorial e da Comissão Científica da EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (UNIR). Avaliadora da Revista Educação e Cultura Contemporânea (UNESA); da Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC; da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) e da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCA - Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas e Políticas públicas, gestão educacional e escolar. Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015 e Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016. Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG). Medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Pós-graduação de Gestão em Arquivos Empresariais também pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Ciência da Informação, análise e organização de arquivos empresariais, chefia em Biblioteca Universitária e Coordenadora de Biblioteca Escolar e Universitária. Mestranda na Universidade Federal de Rondônia, Mestrado em Profissional em Educação Escolar.

Gizele de Melo Viana, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013), Especialista em História Regional pela União das Escolas Superiores de Porto Velho - UNIPEC (2005) e licenciada em História pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003). Bibliotecária Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRO, campus Cacoal.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Pimenta, J. S., Cavalcante, F. de O. F., & de Melo Viana, G. (2019). Aventuras na biblioteca Clarice Lispector: ação colaborativa no espaço do IFRO – Campus Cacoal. Revista ACB, 24(1), 238–248. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1524

Número

Sección

Relato de experiência