Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em Portugal

Ana Luísa Rodrigues

Resumo


Resumo. As “novas” tecnologias e metodologias a estas associadas assumem um papel incontornável na escola e na atual sociedade do conhecimento. E serão realmente novas, as tecnologias e as metodologias? Para o desenvolvimento de competências diversificadas e uma maior integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, foram concretizadas práticas de ensino, com utilização das metodologias de: investigação de grupo e trabalho de projeto, com recurso a uma biblioteca escolar. Baseado numa abordagem qualitativa, verificou-se neste estudo de caso um desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente de reflexão crítica e autonomia, facilitando a aprendizagem e o incremento da sua motivação.

 

Palavras-chave: Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Biblioteca escolar. Competências. Ensino de Economia.


Palavras-chave


Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Biblioteca escolar. Competências. Ensino de Economia.

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Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

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