Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em Portugal

Autores/as

Palabras clave:

Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Biblioteca escolar. Competências. Ensino de Economia.

Resumen

Resumo. As “novas” tecnologias e metodologias a estas associadas assumem um papel incontornável na escola e na atual sociedade do conhecimento. E serão realmente novas, as tecnologias e as metodologias? Para o desenvolvimento de competências diversificadas e uma maior integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, foram concretizadas práticas de ensino, com utilização das metodologias de: investigação de grupo e trabalho de projeto, com recurso a uma biblioteca escolar. Baseado numa abordagem qualitativa, verificou-se neste estudo de caso um desenvolvimento de competências dos alunos, nomeadamente de reflexão crítica e autonomia, facilitando a aprendizagem e o incremento da sua motivação.

 

Palavras-chave: Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Biblioteca escolar. Competências. Ensino de Economia.

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Biografía del autor/a

Ana Luísa Rodrigues, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), nas áreas de Didática, Gestão e Formação de professores. Doutorada em Educação, especialidade TIC na Educação. Possui um mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade e outro em Gestão e Estratégia Industrial. Membro do grupo de investigação de Política e Administração Educacional da UIDEF do IE/ULisboa.

Publicado

2020-07-22

Cómo citar

Rodrigues, A. L. (2020). Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em Portugal. Revista ACB, 25(2), 365–382. Recuperado a partir de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1619