Evidenciando as intencionalidades do PNLL e PNL: políticas públicas do livro e leitura do Brasil e Portugal

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Livro. Leitura. Brasil. Portugal

Resumo

Objetivou-se apresentar as intencionalidades do português Plano Nacional de Leitura (PNL) e do brasileiro Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para seus respectivos âmbitos sociais. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e documental. Metodologicamente, utilizou-se o método de pesquisa Análise de Conteúdo. Utilizou-se sua técnica de análise temática. Obteve-se como resultado que as intencionalidades do PNL são atingir melhores scores nacionais e internacionais em leitura e vincular as bibliotecas públicas às escolares. Já as intencionalidades do PNLL são realizar eventos, criar e manter bibliotecas e espaços de leitura, focar profissionais da cadeia produtiva do livro, circular obras não restritivas, focar a bibliodiversidade, focar a projeção de autores lusófonos, elaborar planos do livro e leitura, realizar incentivos com prêmios e com a concessão de bolsas de estudo. As intencionalidades encontradas na intersecção de ambos os documentos são promover a leitura para que haja desenvolvimento social, assegurar a prática leitora por meio da criação de instrumentos de aferição de leitura e qualificar profissionais do universo da leitura, com foco nos mediadores desta. Concluiu-se que embora a PNL tenha menos expressividade no que diz respeito às suas intenções, isso não tem relação com entender que esta seja menos efetiva que a PNLL, o que demanda uma nova investigação com novo objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo, USP

Doutor; Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (FFCLRP/USP) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília.

 

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

Camillo, E. da S., & Castro Filho, C. M. de. (2020). Evidenciando as intencionalidades do PNLL e PNL: políticas públicas do livro e leitura do Brasil e Portugal. Revista ACB, 25(1), 113–130. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1622