Evidenciando as intencionalidades do PNLL e PNL: políticas públicas do livro e leitura do Brasil e Portugal

Auteurs

Mots-clés :

Políticas Públicas. Livro. Leitura. Brasil. Portugal

Résumé

Objetivou-se apresentar as intencionalidades do português Plano Nacional de Leitura (PNL) e do brasileiro Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para seus respectivos âmbitos sociais. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e documental. Metodologicamente, utilizou-se o método de pesquisa Análise de Conteúdo. Utilizou-se sua técnica de análise temática. Obteve-se como resultado que as intencionalidades do PNL são atingir melhores scores nacionais e internacionais em leitura e vincular as bibliotecas públicas às escolares. Já as intencionalidades do PNLL são realizar eventos, criar e manter bibliotecas e espaços de leitura, focar profissionais da cadeia produtiva do livro, circular obras não restritivas, focar a bibliodiversidade, focar a projeção de autores lusófonos, elaborar planos do livro e leitura, realizar incentivos com prêmios e com a concessão de bolsas de estudo. As intencionalidades encontradas na intersecção de ambos os documentos são promover a leitura para que haja desenvolvimento social, assegurar a prática leitora por meio da criação de instrumentos de aferição de leitura e qualificar profissionais do universo da leitura, com foco nos mediadores desta. Concluiu-se que embora a PNL tenha menos expressividade no que diz respeito às suas intenções, isso não tem relação com entender que esta seja menos efetiva que a PNLL, o que demanda uma nova investigação com novo objetivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Everton da Silva Camillo, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo, USP

Doutor; Professor do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (FFCLRP/USP) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília.

 

Téléchargements

Publiée

2020-04-09

Comment citer

Camillo, E. da S., & Castro Filho, C. M. de. (2020). Evidenciando as intencionalidades do PNLL e PNL: políticas públicas do livro e leitura do Brasil e Portugal. Revista ACB, 25(1), 113–130. Consulté à l’adresse https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1622