Entrevista com a bibliotecária e professora moçambicana Delfina Lázaro Mateus

Autores

Palavras-chave:

Mulheres negras. Biblioteconomia. Ciência da Informação. Moçambique.

Resumo

Em 11 de agosto de 2019, eu Priscila Sena realizei uma entrevista com a bibliotecária e doutoranda Delfina Lázaro Mateus, uma jovem moçambicana de 26 anos, cheia de garra e crença nas mudanças que as áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação podem fazer na sociedade por intermédio de suas e seus profissionais. Nós nos conhecemos no mês de julho, nas edificações da Universidad Carlos III de Madrid, no campus de Getafe, onde Delfina é doutoranda, e eu me encontro em uma estância de estudos do programa Doutorado Sanduíche, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil. Delfina Lázaro Mateus é docente na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique no Curso de Licenciatura em Biblioteconomia. Doutoranda, com Mestrado em Documentação, Arquivos e Bibliotecas no entorno Digita na Univeridad Carlos III de Madrid, Espanha, e com especialização em Biblioteconomia pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Atualmente exerce também a função de coordenadora do curso de Licenciatura em Biblioteconomia na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e docente das disciplinas: Introdução à Biblioteconomia e Bibliotecas Públicas e Escolares na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Monldane. Possui experiência profissional na área da docência e de gestão de unidades de informação. Desenvolve trabalhos de assessoria na área de gestão de informação e de documentos. É coordenadora do projeto alfabetização digital de mulheres em Moçambique, um projeto de cooperação internacional entre a Universidade Eduardo Monldane, Moçambique e a Universidade Carlos III de Madrid, Espanha - 2019. Tendo trabalhado  no projeto de concepção de uma  Biblioteca particular na Fundação universitária da Universidade Politécnica, A politécnica  em  Moçambique e no projeto Jovens mulheres nas tecnologias de informação e comunicação do Ministério da Ciência e tecnologia e a Universidade Eduardo Mondlane. Com esta introdução, acredito que vocês leitores da Revista ACB compreendem o porquê que Delfina foi convidada para a entrevista que se segue. Caso ainda não tenham compreendido nossa motivação, leia toda a entrevista e se encantem com a história de luta dessa profissional e humana inspiradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Machado Borges Sena, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Possuí Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis (2014); Especialização em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012); Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009); Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Participou do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS). Participa do Grupo de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura (GEBBEL), do Grupo de Pesquisa Via Estação do Conhecimento (VIA) e, do Instituto de Pesquisas Biblion (BIBLION), todos da UFSC. Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

Sena, P. M. B. (2019). Entrevista com a bibliotecária e professora moçambicana Delfina Lázaro Mateus. Revista ACB, 24(2), 491–497. Recuperado de https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1627